Viva a Fotografia!!

Viva a Fotografia!!
Carapebus, Sumidouro, Duas Barras, Porciúncula, Varre-Sai...

92 nomes diferentes, estranhos, exóticos, engraçados...

Nem parecem nomes de cidades. Pois são!

E são cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os problemas de emprego, geração de renda, falta de lazer e atividades culturais levam a população à não-valorização do lugar onde vivem – esse Rio de Janeiro tão diverso, charmoso, e tão desconhecido – o que favorece movimentos migratórios em busca de novas oportunidades nas grandes cidades.

A imagem que a população tem de sua cidade revela a forma como ela se relaciona com o espaço urbano, a percepção que tem sobre sua inserção na sociedade, os aspectos que mais gosta, o que incomoda na cidade e o que nela gostaria de mudar.

Revelar e compartilhar essa imagem contribui para que a cidade seja melhor compreendida e, em conseqüência, mais valorizada por seus habitantes.

Os diversos olhares, as visões distintas de paisagens, pessoas e histórias a partir de imagens fotográficas positivas mostradas a seus habitantes... Material rico de informação a ser utilizado em benefício de todos.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Fotografia: ato cultural individual

C.E. Governador Roberto Silveira
Professor Rodrigo (Educação Artística) sorridente, fazendo papel de aluno

Começamos a segunda-feira em Belford Roxo e estivemos hoje em São João de Meriti. Pela manhã no C.E.Governador Roberto Silveira, e na parte da tarde no C.E. Aníbal Viriato de Azevedo.

A recepção foi tão calorosa quanto nas outras unidades, com o almoço oferecido na primeira escola, pela diretora Denilse do Carmo Dutra; e o lanche na segunda, pela diretora Rejane Andrade. O nosso muito obrigado diretoras!!

O fotógrafo Sebastião Barbosa comeu até pudim de pão no C.E.Governador Roberto Silveira: "A periferia da cidade faz parte da minha vida desde os tempos apertados lá nos cafundós da Estrada do Aleixo, em Manaus, minha cidade natal.", declarou ele, impressionado com as instalações das escolas de São João de Meriti.

"Eu sei, por ter experimentado na prática, a importância de ter a auto-estima elevada por qualquer gesto externo, o mínimo que seja. Promover a proporcionar o milagre da fotografia a pessoas tão longe de alguma felicidade material e recuperar a solenidade e a cerimônia do retrato é, antes de tudo, a certeza da existência da alegria em qualquer circunstância da vida."

A diretora Rejane fez questão de acompanhar a oficina do início ao fim, e também registrou o momento com sua câmara fotográfica digital, enquanto Sebastião explicava: - "O trabalho do fotógrafo independe de equipamentos criados ou desenvolvidos pelo homem. Mesmo porque todos nós já nascemos providos do nosso equipamento fotográfico primário, puro e natural: nossos olhos e nosso cérebro."

Os alunos são todos voluntários e a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro usou como critério de escolha das escolas o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo de 2,9.

O Ideb é calculado com base em dois tipos de informações: a) os dados sobre rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar da Educação Básica; e b) as informações sobre o desempenho dos estudantes em exames padronizados elaborados pelo Inep ( Saeb e Prova Brasil).
--------------------------------------------------------------------
Colégio Estadual Governador Roberto Silveira
(21) 2757-2119
Diretora Denilse do Carmo Dutra
Colégio Estadual Aníbal Viriato de Azevedo
(21) 2757-4307
Diretora Rejane Andrade
Coordenadora: Alcina
-----------------------------------------------------
Próximas escolas:
Quinta-feira, 14 de agosto (9h)
São José do Vale do Rio Preto
C.E. João Limongi
Diretora Eloíse Antunes
(24) 2224-1028
Quinta-feira, 14 de agosto (14h)
Teresópolis
C.E. Presidente Bernardes
Diretora Marly
(21) 2642-9530
-------------------------------------------
Informações:
Carolina Graciosa (21) 7830-3015 / (21) 8348-7765
carolgraciosa@oi.com.br / graciosacarol@hotmail.com

Nenhum comentário: