Viva a Fotografia!!

Viva a Fotografia!!
Carapebus, Sumidouro, Duas Barras, Porciúncula, Varre-Sai...

92 nomes diferentes, estranhos, exóticos, engraçados...

Nem parecem nomes de cidades. Pois são!

E são cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os problemas de emprego, geração de renda, falta de lazer e atividades culturais levam a população à não-valorização do lugar onde vivem – esse Rio de Janeiro tão diverso, charmoso, e tão desconhecido – o que favorece movimentos migratórios em busca de novas oportunidades nas grandes cidades.

A imagem que a população tem de sua cidade revela a forma como ela se relaciona com o espaço urbano, a percepção que tem sobre sua inserção na sociedade, os aspectos que mais gosta, o que incomoda na cidade e o que nela gostaria de mudar.

Revelar e compartilhar essa imagem contribui para que a cidade seja melhor compreendida e, em conseqüência, mais valorizada por seus habitantes.

Os diversos olhares, as visões distintas de paisagens, pessoas e histórias a partir de imagens fotográficas positivas mostradas a seus habitantes... Material rico de informação a ser utilizado em benefício de todos.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

1a Semana na Região Metropolitana

Até o final do ano a Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro levará o velho fotógrafo Sebastião Barbosa e sua equipe em 60 escolas públicas para conversar sobre arte, cultura e educação através da fotografia.

Alunas do C.E. Walter Orlandine com as câmaras de orifício (pin hole)


Os alunos são todos voluntários e as duas primeiras escolas foram visitadas nos dias 04 e 05 de agosto, no município de São Gonçalo: Colégio Estadual Walter Orlandine e Colégio Estadual Adino Xavier.

“Este é o projeto da minha vida. Quero fotografar os alunos aprendendo e despertar o interesse deles pela cultura.”, afirmou Sebastião Barbosa.

Hoje foi a vez da escola C.E. Visconde de Itaboraí, localizada no centro deste município. A equipe foi recebida com entusiasmo:
“Minha idéia é no futuro implantar um projeto de tendas com oficinas diversas, para os alunos terem a oportunidade de se descobrirem em atividades extracurriculares.”, disse a diretora Eliane Rita Arruda.
Até o final desta semana serão visitadas as escolas C.E. Antônio Francisco Leal, em Tanguá, com oficina marcada para as 14h30min do dia 07 de agosto; e C.E. Sargento Wolf, localizada em Belford Roxo, no dia 08 de agosto, às 14h.


Os estudantes entrarão em contato com o mundo da imaginação e poderão experimentar fotografar com a técnica de pin hole, câmara artesanal muito simples e econômica (sem lente), podendo ser apenas uma caixa bem vedada com um buraco de alfinete por onde entra a luz que vai gerar a fotografia.
____________________________________________________
Colégio Estadual Walter Orlandine
(21) 2606-9856
Diretora: Maria Marly Pereira

Colégio Estadual Adino Xavier

(21) 2603-1559 / 2602-9334
Diretora: Nadja
Coordenadora: Maria Rita


Colégio Estadual Visconde de Itaboraí
(21) 2635-2173
Diretora: Eliane Rita Arruda
_________________________________________________________
Próximas escolas:
Quinta-feira, 7 de agosto
Tanguá
C.E. Antônio Francisco Leal 14h30min
Diretora Célia Cardoso
(21) 2747-2406

Sexta-feira, 8 de agosto
Belford Roxo
C.E. Sargento Wolf 14h
Diretora Maria dos Passos
(21) 2699-6296

Segunda-feira, 11 de agosto
Belford Roxo
CAIC 1003 Dona Darcy Vargas 14h
Diretora Verciana Lomeu
(21) 2660-1470
______________________________________
Informações:
Carolina Graciosa (21) 7830-3015

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa!
Muito legal essa iniciativa. Está de parabéns!

Boa sorte no projeto.