Viva a Fotografia!!

Viva a Fotografia!!
Carapebus, Sumidouro, Duas Barras, Porciúncula, Varre-Sai...

92 nomes diferentes, estranhos, exóticos, engraçados...

Nem parecem nomes de cidades. Pois são!

E são cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os problemas de emprego, geração de renda, falta de lazer e atividades culturais levam a população à não-valorização do lugar onde vivem – esse Rio de Janeiro tão diverso, charmoso, e tão desconhecido – o que favorece movimentos migratórios em busca de novas oportunidades nas grandes cidades.

A imagem que a população tem de sua cidade revela a forma como ela se relaciona com o espaço urbano, a percepção que tem sobre sua inserção na sociedade, os aspectos que mais gosta, o que incomoda na cidade e o que nela gostaria de mudar.

Revelar e compartilhar essa imagem contribui para que a cidade seja melhor compreendida e, em conseqüência, mais valorizada por seus habitantes.

Os diversos olhares, as visões distintas de paisagens, pessoas e histórias a partir de imagens fotográficas positivas mostradas a seus habitantes... Material rico de informação a ser utilizado em benefício de todos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Caminho longo

Em breve divulgaremos as próximas oficinas,  esta semana estamos preparando material e classificando as fotos que foram tiradas nos 14 municípios que já visitamos.

Na foto ao lado eu estou com o Luís, aluno do C.E. CAIC 1003 Dona Darcy Vargas, em Belford Roxo, que batalhou para participar da oficina.

Ele foi o primeiro a chegar na sala para a aula teórica e quando o Sebastião perguntou se ele gostava de futebol, sem pestanejar respondeu: “Claro que eu gosto, mas futebol é pra quem quer o caminho mais curto.” 

Na foto abaixo podemos ver o Sérginho, animador cultural no C.E. Sargento Wolf, em Belford Roxo, que participou da oficina e ajudou na produção dos fotografados. Obrigado!

Um abraço enorme de toda a equipe para os alunos que participaram ativamente das oficinas nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Belford Roxo, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, São João de Meriti, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Miracema e São Fidélis. 

Um alô especial para os professores Liliane e José Vicente, de Belford Roxo, que estão mantendo contato.

Ainda temos um longo caminho pela frente. 

Até!

Equipe do Projeto Nós Somos o Rio de Janeiro

Nenhum comentário: