Viva a Fotografia!!

Viva a Fotografia!!
Carapebus, Sumidouro, Duas Barras, Porciúncula, Varre-Sai...

92 nomes diferentes, estranhos, exóticos, engraçados...

Nem parecem nomes de cidades. Pois são!

E são cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os problemas de emprego, geração de renda, falta de lazer e atividades culturais levam a população à não-valorização do lugar onde vivem – esse Rio de Janeiro tão diverso, charmoso, e tão desconhecido – o que favorece movimentos migratórios em busca de novas oportunidades nas grandes cidades.

A imagem que a população tem de sua cidade revela a forma como ela se relaciona com o espaço urbano, a percepção que tem sobre sua inserção na sociedade, os aspectos que mais gosta, o que incomoda na cidade e o que nela gostaria de mudar.

Revelar e compartilhar essa imagem contribui para que a cidade seja melhor compreendida e, em conseqüência, mais valorizada por seus habitantes.

Os diversos olhares, as visões distintas de paisagens, pessoas e histórias a partir de imagens fotográficas positivas mostradas a seus habitantes... Material rico de informação a ser utilizado em benefício de todos.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Conheçam neste blog o projeto!¡



Terminou o projeto de oficinas de fotografia NÓS SOMOS O RIO DE JANEIRO. Vai ficar muita saudade!!! Passamos por 60 escolas públicas de 43 municípios fluminenses e nosso principal objetivo foi despertar o interesse pela Educação, a Arte e a Cultura.

Em cada cantinho uma surpresa, uma novidade, um sorriso. E aqui neste blog procuramos registrar as visitas realizadas.

Quanto maiores as oportunidades, mais chances os jovens têm de desenvolver suas potencialidades. Durante a atividade foram passados os conceitos teóricos na primeira parte da oficina e em seguida todos colocavam a mão na massa para produzir uma fotografia com a câmara de orifício - a famosa latinha chamada também de PinHole (todas feitas artesanalmente pelo fotógrafo responsável e emprestadas pela produção aos alunos participantes).

Os alunos também foram retratados em momento de descontração no estúdio móvel, afinal, o estúdio fotográfico e o retratista que o opera produzem a magia de elevar a auto-estima de pessoas de todas as classes sociais. E a função deles – estúdio e fotógrafo de estúdio – é ver, descobrir e registrar as características especiais e os melhores ângulos e momentos.

Levar um estúdio fotográfico completo à escola, com seus apetrechos e adereços para a produção e a obtenção das imagens dos alunos, captando a espontaneidade de cada modelo, foi parte do projeto para despertar o interesse dos alunos das escolas públicas estaduais pela arte da fotografia.

Além das atividades pedagógicas cotidianas o projeto possibilitou aplicar atividades de socialização ao trabalhar em grupo e lidar com o próximo. É preciso que a escola se aproxime dos alunos através de ações criativas e a interação entre eles é o que o projeto também objetivou despertar.

Agradecemos o carinho recebido em São Gonçalo, Itaboraí, Belford Roxo, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Cambuci, São Fidélis, Barra Mansa, Volta Redonda, Paraíba do Sul, Angra dos Reis, Três Rios, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Resende, Vassouras, Cordeiro, Macuco, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Guapimirim, Magé, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus de Itabapoana, Natividade, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Duas Barras, Nova Friburgo, Saquarema, Araruama, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Itaguaí, Paracambi, Barra do Piraí, Valença e Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: