Viva a Fotografia!!

Viva a Fotografia!!
Carapebus, Sumidouro, Duas Barras, Porciúncula, Varre-Sai...

92 nomes diferentes, estranhos, exóticos, engraçados...

Nem parecem nomes de cidades. Pois são!

E são cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os problemas de emprego, geração de renda, falta de lazer e atividades culturais levam a população à não-valorização do lugar onde vivem – esse Rio de Janeiro tão diverso, charmoso, e tão desconhecido – o que favorece movimentos migratórios em busca de novas oportunidades nas grandes cidades.

A imagem que a população tem de sua cidade revela a forma como ela se relaciona com o espaço urbano, a percepção que tem sobre sua inserção na sociedade, os aspectos que mais gosta, o que incomoda na cidade e o que nela gostaria de mudar.

Revelar e compartilhar essa imagem contribui para que a cidade seja melhor compreendida e, em conseqüência, mais valorizada por seus habitantes.

Os diversos olhares, as visões distintas de paisagens, pessoas e histórias a partir de imagens fotográficas positivas mostradas a seus habitantes... Material rico de informação a ser utilizado em benefício de todos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Buraco de agulha


Um pequeno orifício na parede de um quarto escuro projeta uma imagem na parede oposta a ele. É o princípio da câmara escura. A imagem é invertida, de cabeça para baixo, e mostra o que está do lado de fora. A idéia já existia muito antes da invenção de câmeras e de filmes, e por isso mesmo antes da invenção da fotografia. Os árabes, por exemplo, usavam esse artifício para vigiar, de dentro de suas tendas, os arredores de seus acampamentos. 

Se você entrar em uma câmara escura, vai ver a imagem na parede como se estivesse no cinema: com cores, sons e movimentos. Mas, se você colocar na parede um pedaço de filme, transforma o quarto em câmera fotográfica. Agora imagine transformar alguma coisa menor que um quarto em câmera. Assim é a câmera de orifício, mais conhecida como pinhole (em inglês, buraco de agulha). Basta um recipiente qualquer vedado, com um pequeno furo.
Acima o resultado da latinha (negativo) e abaixo a foto revelada: surpresa!
Foto: Sebastião Barbosa
Texto:
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/052/horizontes/slide_266263.shtml

Nenhum comentário: