Viva a Fotografia!!

Viva a Fotografia!!
Carapebus, Sumidouro, Duas Barras, Porciúncula, Varre-Sai...

92 nomes diferentes, estranhos, exóticos, engraçados...

Nem parecem nomes de cidades. Pois são!

E são cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os problemas de emprego, geração de renda, falta de lazer e atividades culturais levam a população à não-valorização do lugar onde vivem – esse Rio de Janeiro tão diverso, charmoso, e tão desconhecido – o que favorece movimentos migratórios em busca de novas oportunidades nas grandes cidades.

A imagem que a população tem de sua cidade revela a forma como ela se relaciona com o espaço urbano, a percepção que tem sobre sua inserção na sociedade, os aspectos que mais gosta, o que incomoda na cidade e o que nela gostaria de mudar.

Revelar e compartilhar essa imagem contribui para que a cidade seja melhor compreendida e, em conseqüência, mais valorizada por seus habitantes.

Os diversos olhares, as visões distintas de paisagens, pessoas e histórias a partir de imagens fotográficas positivas mostradas a seus habitantes... Material rico de informação a ser utilizado em benefício de todos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dicas para uma boa foto...

... com a câmera do seu celular.

Por ter menos cotroles que a máquina digital, a câmera embutida em um telefone precisa ser melhor manuseada. O caderno Digital do jornal O Globo (O Globo Digital de 08 de setembro/2008 - www.oglobo.com.br/digital) reuniu algumas dicas e selecionamos as mais interessantes, a seguir:

* Não fotografar contra a luz, pois o celular não tem regulagem para compensar esse tipo de foto e será sempre enganado pela luz de fundo, tornando a imagem escura.

* Redobrar a atenção no enquadramento, pois a telinha não permite boa visualização. Usar o visor comum (orifício), ao invés do visor LCD é sempre melhor.

* Evitar o zoom, pois ele não tem qualidade e leva à perda de resolução na imagem.

* Manter as lentes limpas.

Se vc está pensando em comprar um aparelho com câmera, o formato idealé o do celular com flip, em que a tela pode girar independentemente do teclado, assumindo ângulos muito interessantes e permitindo enquadramentos melhores. 

O site Lifehacker tem mais dicas legais para quem tiver paciência e um dicionário. Vale a pena conferir: 
http://lifehacker.com/software/cameraphone/geek-to-live--take-better-cameraphone-photos-214781.php . 

Lá eles recomendam, por exemplo, chegar perto do objeto a ser fotografado e se tornar íntimo dele. O conselho número um é fotografar o inesperado, pois é possível tirar fotos sem chamar a atenção e capturar a naturalidade de uma cena ou pessoa.

Nenhum comentário: